
CONHEÇA O CONSELHO CONSULTIVO
AR-PA 2O25
Na sua 8ª edição em solo português, a AR-PA - Bienal Ibérica de Património Cultural ganha um Conselho Consultivo: 3 experientes e reconhecidos profissionais do sector contribuem com sugestões de temas, formatos de debate, e dinâmicas que procuram fortalecer o evento referência do Património Cultural.
Com trabalho demonstrado na área da reabilitação de edifícios históricos e património, na estruturação de projectos de desenvolvimento local de base patrimonial, na gestão de redes, agentes e definição de estratégias de actuação de longo prazo, entre várias outras competências, os membros do Conselho Consultivo da Bienal reflectem ainda o carácter que ser quer sempre e cada vez mais ibérico do certame do sector do Património Cultural.


Enrique
Saiz
Arquitecto urbanista pela Escuela de Arquitectura de la Universidad de Valladolid e Diplomado em "Liderazgo para la Gestión Pública" pela IESE Business School | University of Navarra.
Foi, de 2003 a 2019, Director-Geral do Património Cultural da Junta de Castilla y León e membro o Conselho de Património Histórico Espanhol.
Entre outros trabalhos, actualmente dirige a equipa técnica internacional responsável pela candidatura a inscrição dos sitios cluníacos na Europa na Lista de Património Mundial da UNESCO.




Rosário
Machado
Doutoranda em Estudos Culturais na Universidade do Minho. Licenciada em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Pós-Graduada em Gestão de Centros Urbanos. Pós-graduada em Turismo, Ordenamento e Gestão do Território. Curso de Gestão Pública na Administração Local. Curso Geral de Teologia, SCALA.
2025 Diretora do Museu Amadeo de Souza Cardoso, Amarante.
2025 Diretora de Departamento da Rota do Românico e Itinerários Culturais na VALSOUSA;
2021 a 2025 Diretora de Departamento de Cultura, Câmara Municipal de Amarante. Focal Point de Amarante Cidade Criativa da Música da UNESCO.
2013 a 2021 Membro Direção Executiva da TRANSROMANICA - Itinerário Cultural do Conselho da Europa.
2006 a 2021 diretora da Rota do Românico e do Centro de Estudos do Românico e Território.
1997 a 2021 Coordenadora técnica do projeto Pacto Territorial para o Emprego do Vale do Sousa e do gabinete de projetos de desenvolvimento regional, Associação de Municípios do Vale do Sousa,.
1996 Cooperante na área do desenvolvimento em Moçambique.



José Maria Lobo de Carvalho
Arquitecto e Fundador da Conservation Practice, formou-se em Milão e na Universidade Lusíada, em Lisboa. Mestre em Arts in Conservation Studies pela University of York e Doutorado em Arquitectura pelo Instituto Superior Técnico (IST).
Iniciou a carreira na Inventariação do Património Arquitectónico (DGEMN) e trabalhou, mais tarde, como arquitecto de conservação na Paisagem Cultural de Sintra (Parques de Sintra).
Actualmente, dirige a sua empresa de consultoria e é professor convidado na Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa (FAUL).




