top of page
AR-PA Sintra 2025_ banner.jpg

CONHEÇA O Conselho CONSULTIVO

AR-PA 2O25 

​​

Na sua 8ª edição em solo português, a AR-PA - Bienal Ibérica de Património Cultural ganha um Conselho Consultivo: 3 experientes e reconhecidos profissionais do sector contribuem com sugestões de temas, formatos de debate, e dinâmicas que procuram fortalecer o evento referência do Património Cultural.

Com trabalho demonstrado na área da reabilitação de edifícios históricos e património, na estruturação de projectos de desenvolvimento local de base patrimonial, na gestão de redes, agentes e definição de estratégias de actuação de longo prazo, entre várias outras competências, os membros do Conselho Consultivo da Bienal reflectem ainda o carácter que ser quer sempre e cada vez mais ibérico do certame do sector do Património Cultural.

enrique--saiz.jpg

Enrique Saiz 

Arquitecto urbanista pela Escuela de Arquitectura de la Universidad de Valladolid e Diplomado em "Liderazgo para la Gestión Pública" pela IESE Business School | University of Navarra.

Foi, de 2003 a 2019, Director-Geral do Património Cultural da Junta de Castilla y León e membro o Conselho de Património Histórico Espanhol.

 

Entre outros trabalhos, actualmente dirige a equipa técnica internacional responsável pela candidatura a inscrição dos sitios cluníacos na Europa na Lista de Património Mundial da UNESCO.  

Rosario Correia Machado_foto_TT.jpg

Rosário Machado 

Diretora da Rota do Românico. O seu percurso principia em Moçambique numa ONG Suiça. Em 1997 aceita o desafio de coordenar tecnicamente o projecto Pacto Territorial para o Emprego do Vale do Sousa. Esteve envolvida na concepção e desenvolvimento de vários projectos, designadamente, o Vale do Sousa Digital e a Rota do Românico do Vale do Sousa. Foi direcotra do Departamento de Cultura da Câmara Municipal de Amarante.

 

Doutoranda em Estudos Culturais na Universidade do Minho e de Aveiro e licenciada em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Pós-Graduação em Gestão de Centros Urbanos e em Turismo, Ordenamento e Gestão do Território.

jose-maria-lobo-de-carvalho.jpg

José ​Maria Lobo

de Carvalho

Arquitecto e Fundador da Conservation Practice, formou-se em Milão e na Universidade Lusíada, em Lisboa. Mestre em Arts in Conservation Studies pela University of York e Doutorado em Arquitectura pelo Instituto Superior Técnico (IST).

 

Iniciou a carreira na Inventariação do Património Arquitectónico (DGEMN) e trabalhou, mais tarde, como arquitecto de conservação na Paisagem Cultural de Sintra (Parques de Sintra).

 

Actualmente, dirige a sua empresa de consultoria e é professor convidado na Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa (FAUL). 
 

ORGANIZAÇÃO

Captura de ecrã 2025-10-10, às 15.48.51.png

PARCEIRO PREMIUM

Captura de ecrã 2025-10-10, às 15.48.56.png

PROMOTOR EDIÇÃO 2025

Captura de ecrã 2025-10-10, às 15.49.12.png
Captura de ecrã 2025-10-10, às 15.49.17.png

AUTO PATROCÍNIO

Captura de ecrã 2025-10-10, às 15.49.22.png

CO-PROMOTOR

Captura de ecrã 2025-10-10, às 15.49.34.png

MEDIA PARTNER

Captura de ecrã 2025-10-10, às 15.49.43.png
2025 © Spira - revitalização patrimonial
bottom of page